Páginas

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Literatura de Cordel e Viola Caipira são temas de oficinas e minicursos da Celebração dos Sertões


Reconhecendo a Literatura de Cordel e o som das violas como plano de fundo das atividades do povo sertanejo, nesta quarta-feira (08) o Centro de Cultura João Gilberto recebe o público da II Celebração das Culturas dos Sertões para o segundo dia de oficinas, minicursos e do Circuito Popular de Cinema e Vídeo. Iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), o evento tem como objetivo conhecer, discutir e celebrar as realidades e características peculiares ao sertão e a história do seu povo.

Na parte da manhã nas salas 2 e 3 acontecem a Oficina de Viola Caipira, com Júlio Caldas, e o minicurso "Refletindo sobre a Literatura de Cordel: Vivendo a Literatura de Cordel", com Edilene Matos. À tarde, a partir das 15h, as atividades serão retomadas com a Oficina de Literatura de Cordel, ministrada por Antônio Barreto, e o minicurso "Uso de Novas Tecnologias para Aquisição de Fontes Históricas", com Diogo Carvalho.

Aspirinas e Urubus no cinema do Centro de Cultura João Gilberto

A partir das 19h o cinema toma conta da Sala Principal do Centro de Cultura João Gilberto, com a mostra "O Sertão é o Mundo" - Circuito Popular de Cinema e Vídeo. Dirigido pelo pernambucano Marcelo Gomes, o longa "Cinema, Aspirinas e Urubus" conta a história do encontro do alemão fugido da 2ª Guerra Mundial, Johann, e do sertanejo Ranulpho, no meio do sertão, em 1942. Viajando de povoado em povoado, a dupla exibe filmes promocionais sobre o remédio "milagroso" para pessoas que jamais tiveram a oportunidade de ir ao cinema e aos poucos surge entre eles uma forte amizade.

Na mesma noite, acontece ainda a exibição do filme "Cega Seca". Com direção de Sofia Federico, a trama revela a vida de um sertanejo que sustenta a família vendendo pássaros cantores num povoado do interior baiano dizimado pela seca. 

Nenhum comentário: